Tipos de arco

Arco recurvo

É o único tipo de arco permitido actualmente nos Jogos Olímpicos, sendo um arco recurvo é composto por palhetas, punho e corda. Adicionalmente são acrescentados outros componentes tais como mira, estabilizadores e outros.
O seu princípio de funcionamento baseia-se na acumulação de energia nas palhetas, que são acopladas ao punho (local onde se segura o arco). Essas peças são feitas de madeira laminada ou materiais sintéticos, dentre os quais se destacam os compostos de carbono.

Arco composto

Os mongóis foram os primeiros inventores do arco composto adicionando materiais a sua construção tais como ossos e outros tipos de madeira, com a finalidade de alcançar maiores potências de tiro com menor esforço. O arco composto moderno possui um sistema de roldanas elípticas, que aumentam a quantidade de energia armazenada pelo arco, permitindo ao arqueiro reduzir a força que emprega enquanto tenciona o arco. Dessa forma, um arqueiro alcança facilmente maiores potências de tiro, a partir de 60 libras, o que torna o uso deste equipamento muito popular não só em competições, como também na caça desportiva.

O Tiro com Arco / Os Modelos de Competição / Curiosidades / Ligações úteis